quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O ano em que o ufanismo saiu de férias

Essa semana saíram os indicados ao Oscar 2008, e o candidato brasileiro "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" ficou fora da disputa. O engraçado é que quase todas as notícias que li sobre isso tinham um tom quase que de tragédia. Essa mania de brasileiro me irrita.

Eu não vi o filme, por isso não posso opinar melhor, mas muita gente já me disse que não é grande coisa. E eu acredito, pelo trailer pareceu ser bem insosso mesmo. E mesmo que ele fosse sensacional, todo ano é a mesma choradeira pelo filme brasileiro ter ficado de fora do Oscar. Queriam até que o filme do Zezé de Camargo levasse a estatueta...

Parece que o povo brasileiro só está interessado em ganhar, e não em ser o melhor. De que adianta levar o prêmio sem merecer? Só para ficar tocando aquela musiquinha dos infernos com gritos de Brasil-il-il? Para um filme de merda virar a maior expressão do cinema nacional.

Cidade de Deus, por exemplo, não ganhou o Oscar mas obteve tanto reconhecimento que concorreu em categorias normais. O diretor agora roda filmes de Hollywood. Fez falta o troféu? Será que somos tão preguiçosos que só nos interessa a lista dos ganhadores, e não as críticas e avaliações?

E por fim, de quem será que é a culpa por isso: Galvão Bueno ou Lula?

Um comentário:

Mary Poppins de TPM disse...

Assisti o filme e posso dizer que eh razoavel...mas penso que o diretor se prendeu tanto na ideia de concorrer a uma estaueta que esqueceu de dar ritmo a montagem...Ate o filme do Zeze tem mais ritmo, sem trocadilho.

Obrigada pela dica! Acho q vc esta certo, o que sugere?