quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Hoje o Samba Saiu

Ah, como eu adoro o carnaval, especialmente os desfiles de escolas de samba. O que mais me motiva nesta época são as novidades, as inovações introduzidas ano após ano. É realmente impressionante como o povo se supera, criando alegorias e desfiles asbolutamente diferentes dos anteriores.

Claro que o legal mesmo são as letras dos sambas, as temáticas diversas, a narração empolgante e claro, o recuo e a paradinha da bateria! Quanta dedicação! Quanto ensaio! Não é de se espantar que o auto-proclamado maior espetáculo da Terra atraia milhares de turistas internacionais.

E o show não está restrito ao Rio de Janeiro. São Paulo também tem seu desfile. Nestas grandes cidades há grandes somas de dinheiro público sendo usadas com sabedoria. É claro que o espetáculo mais sensacional da face da Terra não pode parar por aí. Cidades pequenas por todo o país também fazem seus desfiles, com orçamentos muito menores obviamente. Claro que a pequena participação popular e má qualidade (sem falar em mau gosto) dos produtos não interferem na qualidade geral da coisa. São, de fato, cenas inesquecíveis aqui na minha cidade.

Mas o supra-sumo do legal é essa escola de samba que ensaia aqui perto de casa já há um ou dois anos. Sua dedicação é invejável. São necessárias de 4 a 6 semanas de ensaios diários antes da apresentação final, com duração de ao menos 3 horas, geralmente realizadas das 19 às 22h.

A potência da bateria é tanta que o agradável som adentra todos os recintos da casa como verdadeira música ambiente. Tudo isso me deixa muito, muito contente. Eu inclusive consigo pensar melhor!

A propósito, alguém tem uma quantidade substancial de nitroglicerina para me emprestar?

Nenhum comentário: