sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Olimpiada - sem o acento mesmo

Vocês viram que lindo espetáculo a China propiciou na abertura dos jogos hoje? Todas aquelas cores, formas, efeitos visuais? O som, as coreografias? As entradas das delegações? Um show memorável, sem dúvida...

Bom para vocês que viram, porque eu não vi, estava no trabalho. De qualquer modo não verei as reprises também, nem pretendo assistir nada relacionado às Olimpíadas - é, eu sei, vai ser difícil. O fato é que o ufanismo exagerado que as emissoras imprimem às suas transmissões me irrita muito, e não vou perder meu tempo dando lucro para pessoas que me julgam imbecil.

Além disso, já não tenho grande motivação para torcer para um país que ignora seus atletas, não fornece estímulo algum e a cada 4 anos tenta colocá-los num pedestal. Da mesma forma , não vejo motivos para exaltar aquele cara que vence mesmo tendo treinado sem material, alimentação adequada e numa pista adaptada. Sinto uma vergonha profunda dessa situação.

(Peço desculpas aos nacionalistas de plantão, que tanto ajudam o país com suas bandeirolas, broches e gritinhos histéricos, para depois jogar lixo na rua, estacionar em vaga de deficiente, comprar produto pirata e sonegar imposto.)

Enfim, estes são motivos para eu não assistir jogos em um país qualquer. Mas quando eles são na CHINA, o negócio fica muito pior. Aqui tem uma pequena amostra do que o Galvão não falou:

Esquema de segurança tranca vizinhos do Ninho de Pássaro nos prédios

Atrás das grades de seus prédios, os vizinhos do Parque Olímpico puderam acompanhar só a queima de fogos no céu da noite pequinesa. "Estamos presos aqui desde as 18h e não falaram quando poderemos sair para a rua". Duas horas antes da cerimônia de abertura dos Jogos, a polícia fez toque de recolher nas redondezas do Ninho de Pássaro, o estádio Olímpico. "Eles falaram para a gente assistir aos fogos pela TV e não tentar sair".

O governo chinês não respeita propriedade intelectual, não respeita o ambiente (a maior parte das cidades mais poluídas do mundo estão na China), não respeita direitos humanos, sequer os de seus próprios cidadãos. Isso entre vários outros comportamentos inaceitáveis para pessoas civilizadas. E o pior é que estão fazendo escola, mas isso é outra história.

Eu não pretendo aplaudir isso.

Um comentário:

Anônimo disse...

então vc vai "ADORAR" isso: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008/Noticias/0,,MUL720789-9823,00.html