terça-feira, 1 de julho de 2008

A Volta dos Mortos-Vivos

Ainda tentando compensar minha baixa frequência de idas ao cine desde o começo do ano, assisti recentemente a Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal.

Apesar dele ter sido o estopim para minhas reflexões, não quero falar especificamente do Indy 4 neste post, mas sim deste fenômeno recente de reaproveitamento dos personagens de ação mais icônicos do cinema. Para citar alguns, sem forçar muito a memória, tivemos sequências temporonas de Duro de Matar, Rocky e Rambo, além do próprio doutor Jones, claro.

O motivo para essas sequências tardias me parece bastante claro: não apareceu nenhum cara com culhões suficientes para preencher a lacuna. Para se ter uma idéia, quem chegou mais perto foi o Sr "Carisma Zero" Vin Diesel. Também tem o Matt Damon da trilogia Bourne, vá lá... Mas de fato existe a sensação de que não se fazem mais bons filmes de ação como antigamente, criando espaço para as voltas das franquias do passado.

O motivo está claro, e o que me preocupa são as consequências.

É claro que os atores e personagens ainda têm grande apelo. Claro que esses filmes terão boas bilheterias e conseguirão pagar os custos de produção com tranquilidade. O que não está claro é se essas continuações têm motivo para existir. O Indy 4 por exemplo não é um filme ruim. Ele cumpre seu papel de entretenimento e tem lá seus lampejos de trilogia original, mas aquela história legal que terminava com homens cavalgando rumo à alvorada agora termina com (selecione o texto para ler o final, não quero estragar prazeres) - a cena final mais clichê do mundo: Um casamento brega! Argh...!

O mesmo pode se dizer de Rocky e Duro de Matar. O Rocky mais parece uma homenagem aos filmes antigos do que propriamente um filme novo, enquanto o do Bruce Willis não tem o mesmo ritmo dos anteriores. Já o Rambotox não mereceu minha atenção, mas parece que foi um mico federal.

O que realmente me entristece nesta história toda é a desconstrução pública de todos estes ícones do cinema, que se acentua nas piadinhas da linha "eu já não consigo fazer isso como nos velhos tempos", presentes em todos estes filmes, misturando a ficção com a realidade dos atores em cena. Sim, John McClaine envelheceu junto com o Bruce. Isso chega a tirar a graça e o sentido dos filmes originais.

A decadência dos atores é natural. Seus personagens não deveriam herdar este caminho. Isso é muita ingratidão.

Só para não perder a deixa: Mioooooolos!

PS: Quem não gosta destes momentos cinéfilos que me desculpe. Meu outro blog de cinema faliu e vou concentrar tudo neste aqui.

Nenhum comentário: